Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em furto de combustível

A Polícia Civil do Pará deflagrou a Operação ‘Escamotes’ nesta quarta-feira (21), com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em furto de combustível. Dois homens foram presos na ação, que ocorreu nas cidades de Belém e Muaná.

Segundo informações, a associação criminosa furtava o combustível de grandes embarcações e revendia para receptadores que, por sua vez, vendiam o produto para os donos de pequenas embarcações e moradores da zona ribeirinha.

Assim que souberam do fato, os agentes da Delegacia de Polícia Fluvial, em conjunto com o Grupamento Fluvial (GFlu), iniciaram as investigações e constataram que um dos responsáveis por trás do furto era tripulante do navio que transportava o óleo diesel e que se aproveitou do seu posto para cometer o crime. Ele foi preso hoje, em Belém.

“O segundo homem que os agentes capturaram era o intermediador do crime. Ele foi localizado e preso no município de Muaná”, disse Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil do Pará.

Além das prisões, os agentes também cumpriram mandados de busca e apreensão contra os criminosos, que resultaram na apreensão de celulares e uma quantia em dinheiro.

Para o delegado Renan Andrew, titular da Delegacia de Polícia Fluvial, a operação é de extrema importância, pois além do furto, um dos criminosos também cometia lavagem de dinheiro.

“A empresa vítima estava tendo muitos prejuízos, de forma que o custo do material furtado chegava a R$ 70.000. Além disso, o intermediador utilizava o crime para lavar dinheiro, ele movimentava muitas contas com o delito”, disse Renan.

A Polícia Civil dará continuidade às investigações acerca do fato.

Texto: Paula Almeida, sob supervisão de Lilian Guedes

já viu essas?