O Paysandu foi superior ao oponente do início ao fim da partida. Logo no primeiro quarto de jogo, o Papão garantiu o placar de 31 a 17. E assim foi nas etapas seguintes da decisão. Mais organizado em quadra, o Papão levava quase sempre vantagem em cima do adversário, principalmente nas bolas de três pontos. O Leão, por sua vez, abusava em desperdiçar os contra-ataques.
Com o título nas mãos, o técnico Paulo Jaú elogiou o desempenho de seus atletas. “O grupo foi forte. Essa garotada que entrou se entregou na quadra”, disse. Já o jogador Rodrigo Ganso destacou a tranquilidade do time bicolor. “A gente teve calma para pensar jogo a jogo. Esse foi o nosso diferencial”, afirmou. Com o título da temporada de 2022, o basquetebol alviceleste se isolou ainda mais na liderança da modalidade, categoria principal, do Pará. Agora, o Papão soma 38 campeonatos contra 29 do tradicional adversário.
A partida, pelo regulamento, teria de acontecer em quadra neutra, o que não foi possível em função da indisponibilidade de local, de acordo com a Federação Paraense de Basketball (FPB). Como somava 15 pontos a mais que os azulinos, os bicolores acabaram tendo o direito de decidir o título em seu ginásio, com torcida única.