Obras e ações na área da saúde, lazer e infraestrutura foram solicitadas pelos vereadores de Parauapebas durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada terça-feira (9).
Base do SAMU
Por meio da Indicação nº 168/2023, o vereador Zé do Bode (MDB) solicitou a implantação de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Bairro Cidade Jardim.
“Em função da distância entre o bairro e a única base do SAMU, o socorro em diversas vezes chega tarde, em função também do trânsito, o que inviabiliza o atendimento em algumas situações”, argumentou o parlamentar.
Asfalto, calçadas e ciclovias
A preocupação com a melhoria das condições de mobilidade da população foi demonstrada em várias indicações apresentadas pelos vereadores.
Por meio da Indicação nº 180/2023, o vereador Rafael Ribeiro (MDB) solicitou que sejam retomadas as obras de pavimentação asfáltica na estrada da Vila Carimã.
Segundo o parlamentar, apesar de parte dessa estrada e algumas vilas estarem localizadas no território de Marabá, é para Parauapebas que os milhares de moradores destinam sua produção e recorrem em busca de produtos e serviços.
“Estima-se que o setor agropecuário movimente mais de R$ 128 milhões, anualmente, na região. E esse volume cresce a cada ano, justificando o investimento que Parauapebas vem fazendo visando à melhoria da infraestrutura rural em nossa cidade”, destacou.
Já o vereador Leandro do Chiquito (Pros) apresentou a Indicação nº 187/2023, para que o Poder Executivo Realize obras de infraestrutura básica, como abertura de ruas, iluminação pública e fornecimento de água na Vila Lana.
“Apesar de existir há mais de dez anos, na localidade há carência de infraestrutura básica. Faz-se necessária a abertura de ruas para melhor mobilidade, propiciando condições adequadas para que se realizem os deslocamentos de pessoas e cargas”, justificou.
Ainda na área da infraestrutura, o vereador Josivaldo da Farmácia (PP) apresentou a Indicação nº 185/2023, solicitando a recuperação asfáltica na Avenida Nicodemos, no Bairro Betânia.
O parlamentar ainda apresentou a indicação nº 184/2023, para a implantação de calçadas e ciclovias em ambos os lados da pista que dá acesso à Praça da Bíblia.
“Os pedestres e ciclistas se dirigem para o local mesmo sem a estrutura adequada e pedem para que tais obras sejam feitas a fim de que seja garantida a maior segurança das atividades, já que precisam dividir espaço tanto com a vegetação alta, que por vezes toma conta de pedaços da pista, como com os carros que por ali transitam grande parte das vezes, em velocidade alta”, apontou.
Melhoria de praças
Na área do lazer, foi apresentada a Indicação nº 173/2023, da vereadora Raianny Rodrigues (Pros), para a construção de uma praça na Avenida Parauapebas, na 5ª etapa do Bairro Nova Carajás.
“A região em questão está carente de espaços públicos de lazer e convivência, o que pode trazer riscos à segurança pública e à saúde dos moradores. Além disso, a área já foi destinada a uma praça, como consta em mapa de constituição do loteamento”, justificou.
Já o vereador Israel Miquinha (PT) apresentou a Indicação nº 183/2023, solicitando a instalação de redes de proteção em nylon para cobertura das quadras de futsal localizadas em praças e avenidas.
“A principal e mais importante função da rede de proteção é evitar que bolas e outros objetos sejam lançados para fora do ambiente, mesmo que ninguém esteja fora do risco de acidente. Esse tipo de rede de proteção é muito adequado para espaços esportivos com áreas exteriores e outros usos”, apontou.
Texto – Nayara Cristina