O documento garante o acesso a direitos especiais e é emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas
A Carteira de Prioridade para pessoas com fibromialgia, ataxia e lúpus foi instituída pela Lei Municipal nº 4.915/2020, e é destinada a identificar pessoas diagnosticadas com essas doenças, de modo a facilitar o atendimento preferencial em órgãos da administração pública direta e indireta, empresas, concessionárias, estabelecimentos bancários e comerciais do município.
Segundo a Supervisora da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência (RCPCD), Glauciane Xavier, os pacientes que necessitam da carteira devem procurar a Policlínica de Parauapebas.
“Para obter a carteira de prioridade, o paciente ou seu representante legal devem estar munidos do laudo médico (especialista), RG, CPF, cartão do SUS, duas fotos 3×4, comprovante de endereço e telefone para contato”, informa.
Os interessados devem comparecer na sala de atendimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, localizada no anexo do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), no prédio da Policlínica, das 8h às 14h.
Sobre Fibromialgia, Ataxia e Lúpus
A fibromialgia é uma doença hematológica que afeta a musculatura causando dor, sendo mais frequente em mulheres. Por ser uma síndrome, pode estar associada também a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Estima-se que a doença atinja cerca de 2% da população mundial.
A ataxia é definida como uma dificuldade ou incapacidade de manter a coordenação motora. Inúmeras condições médicas podem fazer com que essa doença seja desenvolvida pelos pacientes como: acidente vascular cerebral (AVC); esclerose múltipla; traumatismo craniano; deficiência de vitaminas; sífilis e os tumores cerebrais.
O Lúpus (LES) é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos (pele, articulações, rins e cérebro). Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode levar o indivíduo a morte. Dentre as mais de 80 doenças autoimunes conhecidas atualmente, o Lúpus é uma das mais graves. Não é uma doença comum e que tenha fatores de risco pré-determinados, uma vez que pode se manifestar em pessoas de qualquer idade, raça e sexo.