Suspeitos ameaçaram vítima que se recusou a pagar taxa exigida por uma facção que atua no bairro do Tenoné
A Polícia Civil do Pará, sob atuação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFVA), ligada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), deu cumprimento a três mandados de prisão preventiva pela prática de roubo circunstanciado e associação criminosa na capital paraense. Dois homens e uma mulher foram localizados e presos pelos policiais na quarta-feira (20), em Belém, e um carro foi apreendido.
O trio foi conduzido à sede da DRFVA para os procedimentos legais e está à disposição do Poder Judiciário.
Os crimes foram praticados no dia 09 de fevereiro deste ano, na passagem Fé em Deus, no bairro do Tenoné e teriam ocorrido como forma de retaliação ao proprietário de um estabelecimento comercial, que não teria feito o pagamento de uma “taxa” exigida mensalmente por uma organização criminosa atuante na área. Os suspeitos, em companhia de dois adolescentes já identificados, levaram diversos bens do local após ameaçar a vítima com uma arma de fogo.
Através de imagens de câmeras de monitoramento do entorno do local foi possível visualizar o decorrer de toda a ação criminosa. Conseguimos identificar, inclusive, as pessoas que vigiavam as redondezas para dar apoio ao roubo, posteriormente, ajudando na fuga dos suspeitos” explicou o delegado Juliano Correa, titular da DRFVA.
A motivação do crime foi verificada com o auxílio de provas técnicas autorizadas pelo Poder Judiciário, que apontam a ação de lideranças de uma facção criminosa como responsáveis pela represália após a vítima se recusar a pagar a “taxa de extorsão”.
Texto: Talita Barros