Os desvios estão mais comuns por quem se desloca em nas vias públicas nos bairros: Cidade Jardim, Complexo VS10, Ipiranga, e Nova Carajás. Seja numa caminhada, trajeto de carro ou moto, para escapar dos buracos nas vias de Parauapebas é um problema intensificado durante o período chuvoso.
Moradores da Avenida F, Rua B3, W1, Av. dos Buritis próximo ao bairro do Minérios, entre outras, no Cidade Jardim vêm reclamando sobre a quantidade de buracos espalhados por vias do bairro, que têm causado transtornos e, em alguns casos, prejuízos para motoristas, até mesmo acidentes.
Nesta quarta-feira, 15, a reportagem percorreu algumas ruas do município para conferir a situação e ouvir o que os moradores têm a dizer sobre o problema. O morador, José Candido Silva, de 47 anos, conta que sofre todos os dias com a dificuldade de transitar na rua em que mora. “Todos os dias tenho passado por transtornos ao ir para o trabalho. Sou vendedor de lanches e as buraqueiras já me deram tanto prejuízo”, diz o morador.
Que já teve seu produto produção perdida, dias de chuva sem poder trafegar com sua bicicleta, devido os buracos cheios pelas chuvas impossibilitando o percurso.
Na avenida V, que tem movimento o dia todo, é fácil encontrar buracos grandes e que causam muitos transtornos. Em um deles, foi colocado um cone para as pessoas desviarem. Dona Luzinete Morais da Conceição, de 50, relata que com a passagem frequente dos ônibus de empresas, transporte coletivo da cidade, os buracos são enormes causando vários acidentes pra quem passa em motocicletas. “Meu marido sempre joga uns aterros, barros para amenizar os buracos mas, logo voltam a ser abertos com a passagem dos ônibus”, afirma a dona de casa Luzinete.
Já no Complexo VS10, também há muita circulação de veículos. Foi possível encontrar alguns locais com recapeamento do asfalto feito recentemente, outros com cones para os motoristas desviarem e alguns buracos que ainda são motivo de preocupação.
Mas por qual motivo o asfalto se deteriora com mais facilidade nesse período? É um dos questionamentos da sociedade. O Foco da Notícia entrou em contato com a Secretaria de Obras, que é responsável pelas obras do município que emitiu a seguinte nota:
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob) informou que as obras seguem moderadas devido ao período chuvoso, pois o grande volume de água compromete o andamento dos serviços.
A Semob reforça que executa obras de drenagem em algumas localidades do Cidade Jardim e Complexo VS-10, que posteriormente serão contempladas com a pavimentação asfáltica. Destaca ainda que cumpre o cronograma de serviços de recuperação asfáltica, que sofre alterações devido às chuvas. A gestão reitera o compromisso em melhorar a qualidade de vida da população e conta com a compreensão da comunidade.
Da Redação