Forças de segurança concluem escolta de malotes de provas do Enem 2023

Sem ocorrências, os malotes chegaram aos mais de 600 locais de provas. Agentes acompanham a movimentação com apoio do Centro Integrado de Comando e Controle.

Neste domingo (12), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em ação integrada com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e órgãos parceiros, monitora a segunda fase das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 em todo o Estado. Com 614 locais de prova, o esquema de segurança conta com a atuação de 4 mil agentes, mobilizados desde as 05h30 deste domingo, para a logística da distribuição dos malotes das provas e posterior acompanhamento do certame, que começa as 12 h com a abertura dos portões.

No Pará são quase 229.181 inscritos, que farão a prova em 79 municípios. A entrega dos malotes ocorreu sem intercorrências nos locais de realização do Exame, das 5h30 as 9h40 em todo o Estado, colocando o Pará no quinto lugar no ranking da entrega das provas. Agentes da Polícia Militar atuaram em apoio aos Correios, responsável pelo transporte dos malotes. Os agentes também seguem em prontidão, acompanhando toda a movimentação em torno dos locais de provas antes da abertura e fechamento dos portões, e durante todo o exame.

Acompanhamento em tempo real – As forças de segurança estão concentradas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém, desde as 6 h, monitorando as imagens pelas câmeras de segurança instaladas em pontos que visualizam ações em tempo real, e se comunicando com os 13 Centros Regionais espalhados pelo Estado, para recebimento e alinhamento de informações entre os órgãos.

O coordenador de Operações da Segup, coronel Glauco Maia, fez uma avaliação da etapa inicial do segundo dia do Enem. “Estamos desde o início da manhã realizando o monitoramento das ações, e por parte da segurança pública tudo ocorreu dentro do planejado, sem nenhuma intercorrência na entrega dos malotes de provas em todo o Estado. Tivemos uma pequena situação em relação à energia elétrica em um município, porém a Equatorial (concessionária de energia elétrica) já solicitou a solução. Portanto, seguimos monitorando e aguardando o início das provas, garantindo a segurança e o ordenamento no trânsito no entorno dos locais”, informou o coronel Glauco Maia.

Ocorrências – Até as 11 h de domingo, nenhuma ocorrência havia sido registrada na área de segurança pública. As ações prosseguem sem alterações e dentro do planejamento.
A concessionária de energia elétrica atuou em uma escola que apresentou queda de energia, normalizando o serviço no município de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó.

Operação Enem 2023 envolve, de forma integrada, representantes de diversas instituições, além de agentes dos Correios, Exército, polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Grupamento Aéreo (Graesp) e Fluvial (Gflu) da Segup, Guardas Municipais, órgãos de trânsito municipais, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial Energia, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enem.

já viu essas?