Unidade é referência para 22 municípios no interior do estado, contando com 115 leitos de média e alta complexidades
O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, instalou nesta semana a nova farmácia hospitalar na unidade. Com o dobro do tamanho da anterior, as novas instalações foram projetadas para proporcionar eficiência no atendimento e garantir a segurança dos pacientes.
O novo espaço da unidade do Governo do Pará, apresenta áreas destinadas aos depósitos de materiais hospitalares, bem como à dispensação e retirada de medicamentos. As melhorias fornecem gerenciamento e armazenamento mais eficiente dos itens, garantindo a continuidade do tratamento dos pacientes de forma adequada.
“O investimento na infraestrutura hospitalar promove uma assistência eficiente, segura e humanizada aos pacientes. A modernização dos hospitais viabiliza diagnósticos precisos e tratamentos mais eficazes, resultando em uma melhoria dos serviços médicos”, destacou Rômulo Rodovalho, secretário de Saúde Pública (Sespa).
O farmacêutico Wilynston Rogério Garcia, responsável técnico pela farmácia hospitalar do HRSP, ressalta que o novo ambiente marca um avanço notável no fluxo de trabalho da instituição. “Essa mudança permitirá uma otimização na organização e no acesso aos medicamentos para os profissionais de saúde, resultando em uma dispensação mais ágil dos insumos farmacêuticos aos pacientes”, explicou.
O especialista enfatizou que a segurança dos pacientes permanece como a principal preocupação da instituição. “Implementamos medidas de gestão de estoque mais rigorosas, utilizando sistemas de rastreamento e validação de medicamentos, visando minimizar o risco de erros na administração dos medicamentos”, destacou o farmacêutico.
Tecnologia – A farmácia hospitalar do Regional de Marabá, agora dispõe de um sistema eletrônico mais avançado e conectado ao setor assistencial. O novo sistema oferece uma comunicação rápida e eficaz entre os especialistas em saúde e a equipe de farmácia, garantindo um processo de trabalho mais ágil às demandas dos pacientes.
Benjamin Ferreira, Diretor Executivo do Hospital, destaca que o novo sistema implantado em toda instituição, visa melhorar a qualidade e a segurança dos serviços prestados aos pacientes.
“Estamos comprometidos em oferecer o que há de mais avançado em termos de tecnologia de gestão hospitalar. A implementação desse sistema reforça o nosso compromisso em fornecer um atendimento de excelência, aliando a expertise dos profissionais de saúde com o suporte tecnológico adequado”, ressaltou.
Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Com 115 leitos, a unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade, para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.