Em Capanema, Policlínica promove educação em saúde para familiares e pacientes renais crônicos

Com a temática “Quem cuida de quem cuida?”, o diálogo foi conduzido pela psicóloga da instituição, que integra o Complexo Hospitalar dos Caetés

O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Policlínica e Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), em Capanema, nordeste paraense, prossegue sua programação alusiva ao “Setembro Amarelo”, que conscientiza sobre prevenção ao suicídio por meio de palestras, roda de diálogo e outras ações de educação em saúde.

A programação ocorre durante todo o mês nas áreas de atendimento das unidades do CHC, voltada a usuários, acompanhantes e pacientes renais crônicos atendidos no Centro de Hemodiálise da Policlínica dos Caetés. Estes participaram nesta semana de roda de conversa sobre o tema: Quem cuida de quem cuida? O diálogo foi conduzido pela psicóloga Alana Oliveira. O objetivo foi estreitar e fortalecer o relacionamento com a instituição. A atividade também promove acolhimento aos acompanhantes, que também precisam conversar e expor o que sentem.Rede de apoio – A psicóloga Alana Oliveira reforçou a importância do cuidado com a saúde mental de cuidadores e familiares, devido ao desgaste emocional destas pessoas que formam a rede de apoio aos pacientes renais crônicos. São repassadas orientações sobre a necessidade de autocuidado e bem-estar do cuidador.

Entre os participantes estava o acompanhante Gabriel Guimarães Barboza, 20 anos, morador do município de Salinópolis (na região Nordeste), a cerca de 67 quilômetros de Capanema. “A roda de diálogo foi uma iniciativa muito boa. Com ela pude me expressar sobre o momento que vivo como acompanhante de minha mãe, durante esse tratamento. A iniciativa acalmou a mim e a ela também’’, disse o filho da usuária Sandra Taveira Gusmão, 42 anos, que faz diálise há um ano.

Em setembro foi comemorado um ano de funcionamento do Centro de Hemodiálise da Policlínica dos Caetés, referência para tratamento de pacientes renais crônicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram totalizados 15.445 atendimentos, sendo 13.643 sessões de hemodiálise, 1.732 consultas em nefrologia adulto e 70 consultas em nefrologia pediátrica, entre setembro de 2022 e agosto de 2023.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% SUS, funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Vera Rojas 

já viu essas?