Detran tem promovido formações contínuas sistematicamente junto aos municípios, a fim de tornar o trânsito mais seguro e humanizado
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) concluiu, nesta sexta-feira, 22, o Seminário de Qualificação para Agentes de Operação e Fiscalização dos Órgãos Municipais de Trânsito. Ao todo, 180 agentes de 31 municípios receberam a formação, que teve entre os objetivos qualificar e melhorar o desempenho dos profissionais que atuam no trânsito das cidades paraenses.
“Os agentes de trânsito têm o papel estratégico no local em que atua, na organização e preservação da vida nas vias. Então, nada mais justo proporcionar essa capacitação para ajudar a todos a melhorar o desempenho na orientação dos usuários e no cumprimento das leis de trânsito”, observa a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.
A constante formação dos agentes de trânsito é fundamental para aperfeiçoar técnicas visando a segurança viária tanto de fiscalização, como de educação de trânsito. O Detran, enquanto órgão com atuação em todo o Estado, tem trabalhado sistematicamente junto aos municípios, a fim de tornar o trânsito mais seguro e humano. “Nosso maior desafio é a redução de mortes, seja nas rodovias estaduais ou vias municipais, mas para isso, é preciso trabalhar de forma integrada. Nesse sentido, a boa formação dos agentes e a troca de conhecimento são fundamentais nesse processo”, considera o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.
Organizado pelo Detran, o seminário ocorreu paralelamente nos polos de Marabá, Santarém, Capanema e Abaetetuba. Durante os cinco dias de capacitação, os agentes participaram de disciplinas formativas, como ética e cidadania no trânsito, relações interpessoais no trabalho, o papel educador do agente, alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Operação e Fiscalização no Trânsito, além de aulas práticas.
Em Capanema, no nordeste paraense, 21 agentes foram certificados no encerramento do seminário. O agente Clóvis Esmera e a equipe de trânsito de Rondon do Pará aproveitaram a oportunidade para reciclar o conhecimento sobre as normas de trânsito. “É muito bom fazermos esse curso para nos capacitar e voltarmos ao nosso município para fazer o melhor pelo cidadão. Vamos aproveitar todo o conhecimento adquirido nesses dias e repassar aos demais agentes de Rondon”, comentou.
Para a agente municipal de trânsito de Castanhal, Nilza Nascimento, a troca de conhecimento é o maior mérito do seminário. “Dividir conhecimento com os demais agentes de outras cidades foi realmente muito gratificante. Agora é colocar em prática tudo que aprendemos”, comenta.
Participam da formação os municípios de Capanema, Bragança, Castanhal, Rondon do Pará, São Miguel do Guamá, Marabá, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Curionópolis, Itupiranga, Santarém, Alenquer, Almeirim, Belterra, Jacareacanga, Oriximiná, Novo Progresso, Mojuí dos Campos, Itaituba, Óbidos, Monte Alegre, Abaetetuba, Barcarena, Benevides, Cametá, Igarapé-Miri, Marituba, Moju e Santa Izabel do Pará.