Comemorações pelos 57 anos da Emater são encerradas com homenagens a agricultores e servidores

Entrega de medalhas e certificados, e histórias de sucesso e palavras de gratidão encerraram a programação festiva pelos 57 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Tendo como protagonistas os mais de mil extensionistas e 65 mil famílias atendidas em todos os 144 municípios, uma cerimônia interna ocorreu na quinta-feira (22), no auditório do Escritório Central da empresa, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, consagrou uma jornada que desde 1965 ajuda a transformar a realidade da Amazônia paraense. Batizada originalmente como Assistência Rural do Pará (Acar), a Emater atual foi criada em 03 de dezembro.

O presidente da Emater, Rosival Possidônio, servidor desde 1981, destaca o implemento na infraestrutura em 2022, incluindo a aquisição de veículos para tráfego rodoviário e fluvial, como caminhonetes e lanchas. “Nossa instituição é social e científica ao mesmo tempo. É o braço do governo do Estado em todos os caminhos do Pará. Nenhum município fica descoberto. Somos a efetivação de políticas públicas nas agrovilas, comunidades quilombolas, assentamentos da reforma agrária, áreas ribeirinhas, colônias de pescadores, aldeias indígenas, setores periurbanos. O norte é o desenvolvimento sustentável”, ressalta.

“Parabenizo a todos os colaboradores da Emater do Pará, essa instituição que é tão importante para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, disse o governador Helder Barbalho na mensagem alusiva à comemoração.

História de todos – Dominga Conceição Teles, 62 anos, cria peixe em cativeiro em sua propriedade, na comunidade São Bento, em Genipaúba, distrito de Santa Bárbara do Pará, na Região Metropolitana de Belém. A piscicultora foi uma dos 12 agricultores familiares escolhidos, pela experiência exitosa, para ser homenageada no aniversário da Emater.

“Crio tambaqui e comercializo, em especial pela Semana Santa, para os mercados dos municípios desta região. A assistência da Emater é tudo para mim. Além da assessoria, tem todo o trabalho de acompanhamento da equipe de Santa Bárbara”, conta, Dominga, que recebe atendimento regular há mais de uma década.

Destaques – Além de medalhas para agricultores familiares, foram entregues placas para equipes municipais de destaque, como o escritório local de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, coordenado pelo técnico em Agropecuária Martinho Morinaka. A equipe da Emater em Ponta de Pedras é responsável pelo atendimento a 375 famílias, a maioria de extrativistas de açaí e pescadores artesanais. “Este é um momento de muita alegria para todos nós, extensionistas. É um orgulho ser da assistência técnica e extensão rural. Em nome das 12 equipes agraciadas, eu agradeço por esta homenagem”, disse Martinho Morinaka.