Açaí: Benevides, no Pará, tem uma das maiores e mais modernas indústrias do País

A Polpanorte, tradicional indústria alimentícia do Grupo Zeppone, é a detentora de uma das maiores e mais modernas plantas industriais dedicadas ao “ouro roxo” no Pará. A fábrica está em uma área de 200 mil metros quadrados e processa 20 mil latas de polpa do fruto por dia. E nesta terça, 5 de setembro, ‘Dia do Açaí’ e a também da ‘Amazônia’, há muito a se comemorar. Afinal, o fruto do açaizeiro tem papel de destaque na economia do Estado e do País, é responsável por movimentar mais de R$ 2 bilhões por ano. Só na última década, aumentou sua presença de mercado em 15.000%, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Mais de 90% da produção vem do Pará.

“O cultivo e comércio do açaí traz sustento aos ribeirinhos que promovem a agricultura sustentável. Temos muito orgulho de fazer parte dessa história e poder contribuir com o desenvolvimento da cidade”, afirma o head Comercial, Marketing e Trade Marketing do Grupo Zeppone, Carlos Bentim.

A Polpanorte é uma empresa familiar, 100% nacional, com 28 anos de atuação dedicados ao processamento de frutas, produção de polpas e açaí, cremes e sorbets, além de frutas congeladas. Com 40 mil pontos de venda no Brasil e exportando para 16 países da Europa, América Latina e Estados Unidos, emprega cerca de 600 colaboradores nas suas plantas industriais, a de Benevides (PA), inaugurada em 2021, e resultado de um aporte de R$30 milhões, e outra em Japurá (PR).

No ano passado, segundo Scanntech (startup de dados para varejo e indústria), o mercado do açaí cresceu 3%. Já a Polpanorte expandiu 22% suas vendas diretas do produto. Atualmente, é líder de mercado nas regiões Sul e Centro-Oeste e detém mais de 20% do market share nacional para a categoria açaí.

Crescimento – Em plena expansão, a Polpanorte recentemente também anunciou que, em setembro, chega às gôndolas supermercadistas um reforço de peso para o seu portfólio de mais de 130 produtos: a primeira linha de açaí da ‘Turma da Mônica’ – uma das marcas nacionais mais queridas e populares. “Toda linha licenciada foi desenvolvida pensando nas famílias brasileiras e cada sabor será representado por um personagem icônico da turminha: Mônica (Açaí Tradicional), Cebolinha (Açaí com Morango), Magali (Açaí com Banana) e Cascão (Açaí com Avelã)”, reforça Bentim.

A empresa também vem investindo forte em ativações permanentes em camarotes de grandes estádios de futebol do Brasil, em São Paulo (Morumbi, Neo Química Arena, Vila Belmiro e, em breve, Allianz Parque) e no Rio de Janeiro (Engenhão), onde os torcedores podem degustar os produtos. E marcando presença em grandes eventos e shows, como o do Coldplay, e modalidades esportivas, a exemplo da Maratona de São Paulo.