Órgãos de segurança do Baixo Amazonas definem planejamento para o Carnaval

Gestores dos órgãos de segurança pública se reuniram nesta quarta-feira (15), na Secretaria Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, no oeste paraense, para definir as ações que serão executadas durante o Carnaval, para garantir diversão tranquila à população. Participaram representantes do Comando de Policiamento Regional 1 (CPR-1), 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 3º BPM, Polícia Civil, Núcleo Integrado de Operações (Niop), 1ª Companhia Ambiental (Cipamb), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), 2ª Companhia de Missões Especiais, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Transportes (SMT), Conselho Tutelar, Marinha e Secretaria de Portos.

Segundo o secretário Regional do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, “a segurança da população é prioridade, por isso essa é uma determinação do governador Helder Barbalho. Os órgãos estão estrategicamente alinhados, para garantir que a população dos 13 municípios do Baixo Amazonas possa desfrutar com segurança desse período festivo, quer seja no Carnaval, quer seja no Cristoval. Acreditamos que vimos do planejamento elaborado, todos poderão brincar em paz e em segurança, que é o objetivo”.

Festa pós-pandemia – Segundo o comandante do CPR-1, Wagner Melo, este Carnaval vai requerer mais atenção porque será o primeiro após dois anos sem ser realizado, por conta da pandemia de Covid-19. “Estamos todos empenhados na Operação Carnaval, juntamente com os demais órgãos, porque nosso planejamento está montado para os 13 municípios da região do Baixo Amazonas. Em Santarém, devido à grandiosidade do município, e por conta também de Alter do Chão, um ponto turístico, nós teremos todas as viaturas da Polícia Militar, juntamente com o efetivo ordinário e o efetivo de folga.

Por ser o primeiro Carnaval após a pandemia, também entendemos que as pessoas naturalmente vão estar um pouco mais animadas”, frisou o comandante.Representante da Superintendência do Baixo Amazonas, o delegado Gilvan Gomes ressaltou a importância da integração entre os órgãos para o êxito de um período carnavalesco com segurança. “A Polícia Civil também está integrada a essa operação, para que tudo transcorra da melhor maneira. Nós vamos reforçar o efetivo, tanto em Santarém, na Vila de Alter do Chão, como também nos municípios de Óbidos e Oriximiná, para processar todas as demandas que surgirem”, informou o delegado Gilvan Gomes.

já viu essas?