Realizando o policiamento ostensivo rotineiro, uma guarnição da Rocam no último de 08, por volta das 22h40min estava no bairro Rio Verde, foram abordados por um cidadão que informou um homicídio e os autores sendo dois elementos tinham a poucos minutos passado portando arma de fogo, e informando suas características. Segundo o popular, um dos elementos estava de calça preta e camiseta escura, e o comparsa trajava com camiseta de bolinha.
Diante da informação a Rocam se deslocou ao local, quando deram de frente com os criminosos na Rua Gabriel Pimenta, Bairro Rio Verde, momento esse que um deles empreendeu fuga e o outro ao ser avistado com a arma em punho e se ver sem saída apontou para a guarnição que determinou em baixar a arma de fogo e deitar.
Ao reagir à prisão, Ruan Santos recebeu dois disparos, de onde caiu ao chão, de imediato os policiais acionaram o SAMU, que demorou muito a chegar, sendo socorrido por uma VTR até o Pronto Socorro de Parauapebas. Antes de ser deslocado para o hospital, Ruan confessou o crime de homicídio cometido com seu comparsa de prenome Jackson, vulgo “Cheff” contra Wallison Costa Silva, uma vez que o mesmo devia R$3.000,00 em drogas.
Wallison Costa foi executado minutos antes, na Avenida Sol Poente com a Avenida Brasil, Bairro Rio Verde. O acusado ainda ressaltou que o seu comparsa também estava portando arma de fogo.
Ruan estava com um revólver, da marca Tauros, de calibre 38 e numeração 148387.
Da Redação