Tradicional no calendário esportivo local, a 21ª edição da Corrida de São Sebastião, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), com o apoio da Paróquia São Sebastião, registrou neste ano um recorde de inscritos: 3 mil atletas aptos para a competição. O evento reafirma a integração entre o poder público e a comunidade religiosa na valorização da fé, do esporte e da integração social.
Ainda nas primeiras horas da manhã, antes mesmo do nascer do sol, o clima de expectativa já tomava conta da Praça Mahatma Gandhi, no bairro Cidade Nova. Diversos atletas chegaram cedo ao local, aproveitando o horário para realizar alongamentos, aquecimento e preparação física, demonstrando organização, disciplina e comprometimento com a prova.
Às 6h30 foi dada a largada oficial da corrida, na qual atletas de várias categorias tiveram como objetivo percorrer os 7 km do percurso. Já a largada dos atletas PCD cadeirantes ocorreu em frente ao Batalhão do Corpo de Bombeiros. Durante todo o trajeto, agentes dos órgãos de segurança estiveram presentes, oferecendo apoio e garantindo a segurança dos participantes.
O primeiro a cruzar a linha de chegada, sob aplausos do público, foi o atleta PCD cadeirante Pedro Correia, com o tempo de 16’22’’. A conquista simbolizou o espírito de superação, inclusão e igualdade que a Corrida de São Sebastião busca promover. “A categoria de cadeirante integra a Corrida de São Sebastião desde 2013 e, ao longo desses anos, temos participado ativamente da competição, alcançando resultados expressivos. Esse trabalho é resultado de investimento contínuo e do reconhecimento da importância da inclusão no esporte. Gostaria de agradecer à Paróquia São Sebastião por manter e fortalecer essa modalidade, bem como ao secretário municipal de Esporte e Lazer, Miquinha, que, em sua primeira edição à frente do evento, promove uma corrida de grande porte, com uma das maiores premiações já realizadas”, destacou o atleta.
Na categoria Geral Masculino, o primeiro colocado foi o atleta Renato Alves, conhecido como Renatinho Pacajá, com o tempo de 22’24’’. Participando pela primeira vez da competição em Parauapebas, ele comemorou o resultado. “Esta foi minha primeira participação na Corrida de São Sebastião e fico honrado em conquistar o primeiro lugar. O município tem demonstrado crescimento expressivo no atletismo, com ações que valorizam os atletas e fortalecem o esporte, além de oferecer uma premiação significativa”, afirmou.
Ao longo da prova, gradualmente, cada atleta foi cruzando a linha de chegada, celebrando a superação de seus próprios limites e a conquista de objetivos individuais, reforçando o caráter participativo e inclusivo da Corrida de São Sebastião, que valoriza não apenas os vencedores, mas todos que aceitaram o desafio.
O evento é resultado da parceria entre a gestão municipal e a Paróquia São Sebastião, que vem obtendo grande êxito. O missionário e coordenador da corrida, José Melo, reforçou a importância do trabalho conjunto. “A 21ª edição do evento consolida-se como mais um grande sucesso, reunindo, pela primeira vez, 3 mil atletas, superando expectativas e fortalecendo a tradição da corrida no município”, explicou.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Miquinha, acompanhou de perto toda a programação. “A corrida superou todas as expectativas, não apenas pela quantidade expressiva de participantes, mas também pela qualidade da organização, pelo engajamento da população e pela integração entre os diversos órgãos da Prefeitura. Tivemos o apoio fundamental de servidores, voluntários e representantes de diferentes setores da sociedade. Hoje, podemos afirmar com orgulho que, após a tradicional corrida de Belém, a nossa é considerada a segunda maior da região”, destacou.
O momento mais aguardado foi a premiação dos atletas nas diversas categorias. No pódio, o clima foi de descontração e muita alegria. Além de incentivar a prática esportiva e a qualidade de vida, a competição destacou-se pela valorização dos atletas. A premiação total desta edição foi de R$ 50 mil, distribuída entre as categorias, reconhecendo o desempenho dos participantes e fortalecendo o esporte de rendimento no município.
Confira aqui a classificação final
Assessoria de Comunicação/ PMP 2026








