Mulheres em tratamento oncológico e vítimas de escalpelamento participam de ação de beleza

A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado das Mulheres e faz parte da programação em alusão a campanha ‘Agosto Lilás

“As mulheres que estão em tratamento de câncer acabam sofrendo também com a autoestima baixa, porque o tratamento oncológico mexe com todo o contexto da nossa vida, tanto na questão social quanto na emocional. Então, isso é um incentivo primordial para renovar a vida”, falou Helen Calumby, que é coordenadora do grupo ‘Manas Oncolindas’, e participou da ação do projeto ‘Beleza Mulher’, realizado pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu).

Utilizar a maquiagem como ferramenta de resgate da autoestima de mulheres que estão em tratamento oncológico, bem como, mulheres vítimas de escalpelamento, foi o objetivo da ação que aconteceu no auditório do prédio sede da Semu na manhã desta quarta-feira, 21.

“Hoje, os projetos ‘Beleza Mulher’ e ‘Fios de Esperança’, que atende mulheres vítimas de escalpelamento, promoveram uma ação com mulheres que estão em tratamento oncológico e mulheres escalpeladas, com o intuito de oferecer cuidados e garantir o bem estar dessas mulheres”, explicou a diretora de Autonomia Econômica e Políticas Transversais da Semu, Antonia Aleixo.

A ação de autocuidado faz parte da programação desenvolvida pela secretaria em alusão à campanha ‘Agosto Lilás’ que, este ano, traz como tema ‘Pela Vida Delas – Feminicídio Zero’. Entre as participantes, Márcia Medeiros ressalta que para ela a oportunidade também vai reforçar a renda familiar. “O curso é uma ótima oportunidade para nós, mulheres, trabalharmos o nosso potencial. Essa oportunidade de aprendizado, assim como a valorização da beleza externa e interior, contribuiu muito para mim, tanto o aprendizado da maquiagem, quanto a oportunidade de empreender através dela.”

Programação – Dando seguimento a programação elaborada pela Semu para o ‘Agosto Lilás’, acontece de 26 a 30, a ação ‘Renegocia Mulher’ promovida em parceria com o Procon Pará. O mutirão de renegociação de dívidas voltado para o público feminino, será realizado no prédio sede da secretaria de 9h às 17h.

Já no dia 28, no auditório da Cosanpa, será realizada uma feira voltada ao empreendedorismo feminino, com expositoras, palestras e roda de conversa, com início previsto para às 8h, seguindo até às 12h.

já viu essas?